14/12/2015

ENTREVISTA DE LUIZ ANDREAZA – DIRETOR DA VAI VOANDO PARA A REVISTA EMPRESÁRIOS

Entrevista de Luiz Andreaza – Diretor da Vai Voando para a Revista Empresários

Entrevista de Luiz Andreaza – Diretor da Vai Voando para a Revista Empresários

Revista Empresários – Em que ano a empresa foi fundada, por quem e em qual
cidade?
Resp.: 2009, em São Paulo pela consolidadora GapNet

Revista Empresários – Como surgiu a ideia do negócio (oportunidade)?

Resp.: com o objetivo em atingir um nicho de consumidores que não estava
sendo abordado pelas agências de viagens e pelas companhias aéreas. São os
clientes da chamada “baixa renda”, clientes das classes C, D e E.

Revista Empresários – O que fazia antes e por que decidiu investir no
próprio negócio?

Resp.: Os investidores já eram do ramo de turismo, nos segmentos
tradicionais e enxergaram uma oportunidade em empreender neste nicho.

Revista Empresários – O que a empresa faz e como funciona o negócio?

Resp.: Hoje a Vai Voando é a única empresa no mercado aéreo que oferece o
pagamento em até 12 vezes no carnê (sistema pré-pago), sem juros e sem
consulta de crédito. Isso permitiu que ela ganhasse o público que viaja de
ônibus pelo país, a empresa negocia assentos em voos fora dos horários e
dias de menor procura nas companhias aéreas nacionais.

Revista Empresários – Quais são seus diferenciais, particularidades com
relação a concorrência?

Resp.: Além do pagamento diferenciado através do carnê em até 12 vezes sem
juros no carnê (compra pré-paga), a Vai Voando através de parceiros
estabelecidos nas periferias, comunidades e favelas, hoje tem mais de 300
pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Além disso há mais ou menos 2 anos,
foi instituído um projeto junto a CUFA (Central Única das Favelas) que tem o
objetivo de priorizar a empregabilidade e a inclusão dos empreendedores da
favela, mostrando que a Vai Voando pode ser mais uma fonte de renda,
ajudando no trabalho e desenvolvimento da região e dos moradores.

Revista Empresários – Quem é seu público alvo e o que faz para atingi-lo?

Resp.: Atendendo as pessoas da classe C, D e E, ela não está nos grandes
shoppings ou centros comerciais elitizados (classes A e B). É nas favelas,
comunidades e na periferia que ela tem o seu espaço. Utilizando esta
estratégia a Vai Voando encontra os passageiros que faltavam para lotar os
voos das companhias aéreas, oferecendo preços mais acessíveis e condição de
pagamento diferenciada.

Revista Empresários – A concorrência é acirrada? Como faz para superá-la?

Resp.: Hoje a Vai Voando não enfrenta concorrência direta, pois a é a única
que oferece o sistema de pagamento pré-pago e possui parcerias com as
maiores cias aéreas nacionais.

Revista Empresários – Da concepção do negócio até seus primeiros anos de
existência, quais erros foram cometidos? O que você fez que não faria
novamente? Qual lição foi aprendida?

Resp.: O erro principal, foi que no início, a Vai Voando oferecia apenas um
serviço financeiro onde o cliente só poderia escolher o seu voo após a
quitação.
A lição foi que quando se trata de passagens aéreas, o cliente já sabe
quando ele quer viajar.

Revista Empresários – Quais foram as maiores dificuldades e o que fez para
superá-las?

Resp.: Estabelecimento de parcerias com revendedores, em função da empresa
ser nova no mercado e oferecer condições diferenciadas. Foi intensificada a
presença através de promotores de vendas e materiais de divulgação.

Revista Empresários – Qual foi o crescimento (conquistas) da empresa até o
momento e a expectativa de crescimento para este ano?

Resp.: Crescimento acima de 40% (comparado ao ano passado – 34 milhões).
Expectativa de faturamento para 2015 é em torno de 50 milhões de vendas.

Revista Empresários – O que julga ser mais importante para o sucesso desse
tipo de negócio?

Resp.: Ter o foco especificamente, neste segmento de mercado.

Revista Empresários – Quais iniciativas você implantou que mais deram certo?

Resp.: Aproximação de liderança comunitárias, diretamente e/ou através da
Cufa.

Revista Empresários – Para quem quer empreender neste setor, quais dicas você
daria?

Resp.: Entender profundamente o público alvo e a área de atuação (favelas e
periferias).

Investimento médio inicial – em reais (média de investimento inicial nesse
tipo de empreendimento):
Resp.: cerca de R$ 4.000 (aluguel do imóvel, computador, internet,
impressora e móveis básico)

Tempo médio de retorno:
Resp.: 6 meses

Faturamento médio mensal – em reais:
Resp.: a partir de R$ 40.000 (após 6º mês)

Dados da empresa para divulgação (nome, telefone e site):
Luiz_Andreaza_Vai_Voando_07_15
Resp.: Vai Voando
(11) 5091-0769 ou 0800 771 2388
www.vaivoando.com.br

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